quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS


Um pouco sobre o A.A.

"Alcoolismo é uma das doenças que mais provoca óbitos entre seus portadores. Caracterizando-se por uma predisposição física aliada a uma obsessão mental, instala-se gradativamente na pessoa até dominá-la inteiramente. Irreversível, progressiva e incurável, atinge indistintamente homens e mulheres de todas as raças, credos ou condição social. Para que seus portadores não tenham como fim inevitável a loucura ou a morte prematura, só existe uma saída: deter a marcha da doença através da abstinência total e permanente do álcool. Essa tarefa não é fácil e para realizá-la o alcoólico precisa reaprender a viver.

É justamente para isso que existe Alcoólicos Anônimos, uma irmandade mundial de homens e mulheres, todos alcoólicos, que se ajudam mutuamente a manter a sobriedade e compartilham suas experiências com qualquer pessoa que possa ter problemas com seu modo de beber.

Alcoólicos Anônimos não se vincula a qualquer religião, movimento político ou instituição. Não faz internações, não realiza tratamentos médicos ou psiquiátricos nem proporciona serviços de enfermagem ou desintoxicação, hospitalização, medicamentos ou qualquer tratamento de saúde. Não se dedica nem patrocina pesquisas. Não oferece assistência religiosa. Não fornece abrigo, comida, roupas, empregos, dinheiro ou outros serviços de beneficiência ou assistência social. Não aceita dinheiro em pagamento por seus serviços ou quaisquer contribuições de fontes de fora da Irmandade.

Sua atuação se efetua através de um Programa de Recuperação, OS DOZE PASSOS, sugeridos para a prática diária na vida do alcoólico e de reuniões promovidas pelos Grupos de A.A., onde são trocadas experiências dos problemas vividos durante o alcoolismo ativo e como cada um está vivendo na sobriedade, fortalecendo-se assim, o desejo de permanecer abstinente.

A.A. não cobra taxas ou mensalidades. Sobrevive graças às contribuições voluntárias de seus membros, mantendo-se sempre livre de injunções políticas ou financeiras que possam vir a prejudicar seu propósito primordial: transmitir a mensagem ao alcoólico que ainda sofre.

Outra característica fundamental de Alcoólicos Anônimos é a colocação dos princípios da Irmandade acima das personalidades de seus membros, razão pela qual o anonimato de seus integrantes é cuidadosamente preservado.

Atualmente Alcoólicos Anônimos conta com cerca de 97 mil Grupos locais em mais de 150 países. No Brasil, somos cerca de 6 mil Grupos."

Texto tirado do site: http://tco21.no.sapo.pt/passos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário